SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número3MÍDIAS ELETRÔNICAS E SINTOMAS DE DESATENÇÃO/HIPERATIVIDADE ENTRE CRIANÇAS/ADOLESCENTES DURANTE A PANDEMIA COVID-19Estresse, Ansiedade e Depressão em Calouros de Uma Faculdade Pública no Nordeste, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

LINS, Taiane C. S.; ANJOS FILHO, Nilton C.  e  ALVARENGA, Patrícia. EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO COM FOCO NA SOCIALIZAÇÃO EMOCIONAL INFANTIL. Psicol. teor. prat. [online]. 2023, vol.25, n.3, ePTPHD15287.  Epub 10-Mar-2025. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/eptphd15287.en.

Reações parentais não apoiadoras das emoções negativas dos filhos podem favorecer o surgimento ou agravamento dos problemas de comportamento na infância. Este estudo examinou os efeitos do programa de intervenção, Vivendo Emoções, com foco na socialização emocional infantil, sobre as reações maternas apoiadoras (reações focadas na emoção, focadas no problema e de incentivo) e não apoiadoras (reações punitivas, de desconforto, que minimizam e que ignoram) às emoções dos filhos e os problemas internalizantes e externalizantes das crianças. Participaram 32 mães de crianças entre três e oito anos, divididas em grupo intervenção (n = 16) e comparação (n = 16). O Vivendo Emoções foi realizado em oito sessões e busca promover estratégias para identificação e regulação das emoções negativas expressas pelos filhos de forma que a criança amplie sua competência emocional. No pré-teste e no pós-teste, as mães responderam à Coping with Children's Negative Emotions Scale para informar suas reações às expressões emocionais dos filhos e ao Child Behavior Checklist for Ages 6-18 para relatar problemas internalizantes e externalizantes. Os resultados revelaram que o grupo intervenção relatou menos reações não apoiadoras do que o grupo comparação no pós-teste (U = 70.00; p = 0.01). Esse achado evidencia o potencial de intervenções como essa para reduzir reações maternas não apoiadoras. Discute-se a necessidade de aumentar a quantidade de sessões e as atividades para treino de reações apoiadoras, e a relevância de intervenções como essa para ampliação do conhecimento parental sobre o desenvolvimento socioemocional na infância.

Palavras-chave : socialização; comportamento materno; intervenção psicológica; problemas de comportamento; emoções.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )