SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Desempenho de Adultos após Acidente Vascular Cerebral com e sem Afasia no NEUPSILIN-LFatores Psicossociais e Transtornos Mentais em Trabalhadores de Saúde Enfrentando a Covid-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia: teoria e prática

versão impressa ISSN 1516-3687

Resumo

SILVERIO, Beatriz Martins  e  MATOS, Maria Paula Pereira. Contenção Social e Relações Familiares: Influência da Quarentena na Interação Pais-Filhos. Psicol. teor. prat. [online]. 2024, vol.26, n.1, ePTPSP15824.  Epub 16-Dez-2024. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/eptpsp15824.pt.

Este estudo teve como objetivo identificar a percepção dos pais de alunos matriculados em escolas particulares no município de Tubarão (SC) acerca da influência da quarentena em decorrência da pandemia de Covid-19 na sua interação com os filhos. Trata-se de uma pesquisa de campo em nível exploratório e qualitativo desenvolvida a partir da realização de entrevistas semiestruturadas com dez famílias da cidade. Investigaram-se os seguintes aspectos relacionados ao período de quarentena: mudanças ocorridas na rotina familiar; sentimentos vivenciados pelos pais em sua interação com os filhos; dificuldades encontradas nessa interação; e pontos positivos vivenciados. As entrevistas foram avaliadas a partir do método de análise de conteúdo, sendo determinadas as categorias de análise. Os resultados mostraram mudanças na rotina relacionadas à prática da educação a distância, diminuição do contato social, sobrecarga de atividades e impactos na vida profissional. Com relação aos sentimentos vivenciados pelos pais, destaca-se a dificuldade de identificação deles, além de serem referidos cansaço, culpa e estresse. Como dificuldades encontradas, foram apontadas reações emocionais, adaptação à mudança de papéis, dificuldade em aplicar a educação a distância e filhos mais dependentes. Poucos foram os aspectos positivos vivenciados referidos, sendo eles a aproximação, o amadurecimento e o aumento da demonstração de afeto. Algumas famílias não identificaram aspectos positivos. A partir dos resultados, destaca-se o despreparo dos pais para lidar com as novas contingências e a importância da realização da orientação de pais de forma preventiva, além da necessidade de avaliação do impacto dos métodos utilizados na aplicação da educação a distância.

Palavras-chave : relações pais-filho; Covid-19; pais; quarentena; homeschooling.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )