Psicologia: teoria e prática
Print version ISSN 1516-3687
Abstract
SILVA, Tamiles Cerqueira Lopes da et al. Confiabilidade na Aplicação das Escalas Bayley: Avaliando Crianças Acometidas pelo Zika Vírus. Psicol. teor. prat. [online]. 2024, vol.26, n.2, ePTPPA14444. Epub Dec 02, 2024. ISSN 1516-3687. https://doi.org/10.5935/1980-6906/eptppa14444.pt.
Entender e mensurar determinantes que influenciam o desenvolvimento infantil, poderá contribuir para um melhor direcionamento dos cuidados de saúde na primeira infância. Utilizaram-se as Escalas Bayley III para avaliar o desenvolvimento de crianças com e sem diagnóstico da síndrome congênita do zika vírus, participantes de um estudo longitudinal avaliados em domicílio. Examinou-se a confiabilidade interobservadores em três pontos de avaliação, descrevendo também o processo de treinamento e supervisão da equipe interdisciplinar, para padronização dos procedimentos de aplicação do instrumento na coleta de dados. Produziram-se medidas de confiabilidade pelo índice kappa e coeficiente de correlação intraclasse (CCI). Os valores médios de kappa corresponderam a 0,92, 0,89 e 0,96, respectivamente, para a primeira, segunda e terceira medidas de confiabilidade entre aplicadores. O CCI se manteve acima de 90% para cada subescala avaliada nas três medidas realizadas. Os resultados demonstram excelentes indicadores de confiabilidade na aplicação das escalas, sugerindo a importância do treinamento e supervisão da equipe para conferir um padrão de confiabilidade interobservadores da avaliação de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento em estudos populacionais.
Keywords : medidas de confiabilidade; transtornos do neurodesenvolvimento; Escalas Bayley III; precisão do teste; avaliação neuropsicológica; desenvolvimento infantil.












