SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Factorial Structure of the Brazilian Adult Attachment Scale (Ebrapeg-A 34)Resilience, Life Satisfaction, And Optimism as Protective Factors Against Depressive Symptoms Among Adolescents During The COVID-19 Pandemic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

DUARTE, Andreia Neves  and  QUEIROZ, Elizabeth. Mapeamento de Intervenções para redução do estigma da obesidade: avaliação de necessidades. Psicol. teor. prat. [online]. 2024, vol.26, n.2, ePTPCP15111.  Epub Dec 02, 2024. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/eptpcp15111.pt.

O estigma da obesidade é definido como a desvalorização moral de pessoas com excesso de peso e acarreta prejuízos à saúde. O objetivo do artigo foi apresentar as primeiras etapas do Mapeamento de Intervenções, que consistem na criação do modelo lógico do problema e da mudança, para subsidiar o planejamento de intervenções para reduzir o estigma da obesidade em profissionais de saúde. Realizaram-se uma revisão narrativa da literatura e análise temática de entrevistas com quatro gestores de saúde do Distrito Federal e duas especialistas no tema. A revisão explorou o objeto nos contextos macro, meso e microssociais. Os gestores enfatizaram aspectos relacionados à viabilidade de implementação de intervenções, e as especialistas contribuíram com conteúdos para o projeto. A integração dos dados da literatura com as contribuições dos entrevistados aumenta as chances de que intervenções, desenvolvidas a partir dos resultados deste trabalho, tenham maior eficácia e viabilidade de implementação.

Keywords : estigma social; obesidade; preconceito de peso; mapeamento de intervenções; modelo lógico do problema.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )