Services on Demand
article
Indicators
Share
Psicologia: teoria e prática
Print version ISSN 1516-3687
Abstract
TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz et al. PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS GRAVES E USO DE SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL EM CRIANÇAS BRASILEIRAS. Psicol. teor. prat. [online]. 2024, vol.26, n.2, ePTPHD16204. Epub Dec 02, 2024. ISSN 1516-3687. https://doi.org/10.5935/1980-6906/eptphd16204.en.
Introdução:
problemas emocionais e comportamentais graves de crianças/adolescentes podem ser identificados por informantes através de instrumentos de rastreio, podendo aumentar suas chances de atendimento em serviços de saúde mental.
Objetivos:
verificar e comparar problemas emocionais e comportamentais graves em alunos do ensino fundamental em função do tipo escolar e correlacionar esses problemas com a utilização de serviços de saúde mental.
Método:
estudo transversal observacional com amostra de conveniência composta por 357 crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos sem queixas de saúde mental, provenientes de escolas públicas e privadas. Instrumentos: Child Behavior Checklist for Ages 6-18 (CBCL/6-18) e questionário para uso de serviços de saúde mental. Para identificar os problemas emocionais e comportamentais graves foram utilizados os itens críticos das escalas de síndromes de problemas de comportamento e das escalas orientadas pelo DSM do CBCL/6-18.
Resultados:
foram identificados diferentes tipos de problemas emocionais e comportamentais graves com uso dos itens críticos, como agredir fisicamente outras pessoas (16,5%), falar que vai se matar (5,6%), ver coisas que não existem (3,9%), pôr fogo nas coisas (7,9%) e ouvir sons ou vozes que não existem (2,8%). A análise bivariada mostrou que, apesar da frequência desses graves problemas emocionais e comportamentais, o uso de serviços de saúde mental foi extremamente baixo (0,84%).
Conclusão:
os itens críticos do CBCL/6-18 auxiliam no rastreio de dificuldades emocionais e comportamentais graves que podem impactar negativamente a saúde mental de crianças/adolescentes. A falta de reconhecimento parental de problemas graves de saúde mental ainda demanda aprofundamento teórico e empírico.
Keywords : comportamento infantil; crianças; serviços de saúde mental; escola.












