SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Delayed matching-to-sample tasks implemented online to individuals with developmental disabilities: A systematic replicationAdaptive Behavior Differences Between Children and Adolescents With Autism Spectrum Disorder and Those With Typical Development and the Effects of Sociodemographics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Psicologia: teoria e prática

Print version ISSN 1516-3687

Abstract

TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz et al. PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS GRAVES E USO DE SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL EM CRIANÇAS BRASILEIRAS. Psicol. teor. prat. [online]. 2024, vol.26, n.2, ePTPHD16204.  Epub Dec 02, 2024. ISSN 1516-3687.  https://doi.org/10.5935/1980-6906/eptphd16204.en.

Introdução:

problemas emocionais e comportamentais graves de crianças/adolescentes podem ser identificados por informantes através de instrumentos de rastreio, podendo aumentar suas chances de atendimento em serviços de saúde mental.

Objetivos:

verificar e comparar problemas emocionais e comportamentais graves em alunos do ensino fundamental em função do tipo escolar e correlacionar esses problemas com a utilização de serviços de saúde mental.

Método:

estudo transversal observacional com amostra de conveniência composta por 357 crianças e adolescentes entre 6 e 12 anos sem queixas de saúde mental, provenientes de escolas públicas e privadas. Instrumentos: Child Behavior Checklist for Ages 6-18 (CBCL/6-18) e questionário para uso de serviços de saúde mental. Para identificar os problemas emocionais e comportamentais graves foram utilizados os itens críticos das escalas de síndromes de problemas de comportamento e das escalas orientadas pelo DSM do CBCL/6-18.

Resultados:

foram identificados diferentes tipos de problemas emocionais e comportamentais graves com uso dos itens críticos, como agredir fisicamente outras pessoas (16,5%), falar que vai se matar (5,6%), ver coisas que não existem (3,9%), pôr fogo nas coisas (7,9%) e ouvir sons ou vozes que não existem (2,8%). A análise bivariada mostrou que, apesar da frequência desses graves problemas emocionais e comportamentais, o uso de serviços de saúde mental foi extremamente baixo (0,84%).

Conclusão:

os itens críticos do CBCL/6-18 auxiliam no rastreio de dificuldades emocionais e comportamentais graves que podem impactar negativamente a saúde mental de crianças/adolescentes. A falta de reconhecimento parental de problemas graves de saúde mental ainda demanda aprofundamento teórico e empírico.

Keywords : comportamento infantil; crianças; serviços de saúde mental; escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )