Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia: teoria e prática
versão impressa ISSN 1516-3687
Resumo
ALVES, Vanessa Antunes; BARBOSA, Andressa de Oliveira e PEREIRA, Caroline Rubin Rossato. Adolescência e relação filho(a)-mãe solo: Percepção de filhos(as) adolescentes na monoparentalidade feminina. Psicol. teor. prat. [online]. 2025, vol.27, n.1, ePTPCP16871. Epub 06-Fev-2026. ISSN 1516-3687. https://doi.org/10.5935/1980-6906/eptpcp16871.pt.
Este estudo teve por objetivo compreender a perspectiva dos(as) filhos(as) adolescentes sobre a sua atual fase do desenvolvimento, assim como sobre a relação com suas mães solo. Participaram do estudo 10 adolescentes que eram filhos ou filhas de famílias monoparentais femininas, simples ou extensa de um município no interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi caracterizada como descritivo-exploratório e de cunho qualitativo. Em relação aos instrumentos, utilizou-se uma ficha de dados sociodemográficos e uma entrevista sobre ser filho(a) adolescente em uma família de mãe solo, a qual foi analisada a partir da Análise de Conteúdo. Os resultados encontrados demonstraram que os(as) adolescentes do estudo tinham uma visão de certa forma adultizada de si, possivelmente por terem experiências preparatórias para as tarefas desenvolvimentais do mundo adulto. De modo geral, mantinham uma relação positiva com suas mães, com boa comunicação. Constatou-se a dificuldade de alguns adolescentes em se afastarem da figura materna, para realizar novos investimentos concernentes à adolescência. Mesmo que algumas intercorrências tenham sido percebidas, a relação filho(a)-mãe solo foi considerada de qualidade e características de saúde familiar estiveram presentes. Tais achados podem contribuir para o desenvolvimento de práticas profissionais e políticas públicas não estigmatizantes e de apoio aos filhos adolescentes e às mães solo no nosso país.
Palavras-chave : adolescence; solo mother; single-parent family; parenthood; life cycle; adolescência; mãe solo; família monoparental; parentalidade; ciclo vital.












