SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1For a critical hermeutics reading of psychoanalysisPragmatic psychoanalysis and the paradox of interpretation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Natureza humana

Print version ISSN 1517-2430

Abstract

CASANOVA, Marco. Linguagem cotidiana e competência existencial. Nat. hum. [online]. 2006, vol.8, n.1, pp.35-85. ISSN 1517-2430.

O intuito primordial de nosso texto é investigar o estatuto da linguagem cotidiana no interior da construção do projeto existencial de cada ser-aí em Ser e tempo. Para alcançarmos esse intuito, nós nos dedicaremos, inicialmente, a uma análise da concepção heideggeriana do impessoal presente nessa obra. Por intermédio desta análise, o que buscamos conquistar é, antes de mais nada, uma compreensão adequada do lugar do discurso (Rede) na constituição do espaço impessoal de existência. Juntamente com a apreensão desse lugar, teremos a possibilidade de visualizar em que medida o impessoal não se mostra apenas como uma espécie de entrave à concretização do próprio em Ser e tempo, mas também como manancial significativo para todas as possibilidades existenciais do ser-aí.

Keywords : Discurso; Competência; Existencialidade; Significância; Dèja vu.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )