SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Bases filosóficas da noção de relação funcionaRelato e registro da dor na mama sua relação com variáveis ambientais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

SILVA, Antônio Sousa e  e  BANACO, Roberto Alves. Investigação dos efeitos do reforçamento, na sessão terapêutica, sobre três classes de respostas verbais do cliente. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2000, vol.2, n.2, pp.123-136. ISSN 1517-5545.

Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos do reforçamento, na sessão terapêutica. Os participantes da pesquisa foram uma terapeuta comportamental (que recebeu treinamento e instrução sobre os procedimentos experimentais a serem adotados por ela em cada uma das quatro fases da pesquisa) e um cliente em início do processo terapêutico. Tomou-se como material para análise, dados referentes a onze sessões de atendimento com duração de cinqüenta minutos cada sessão. As sessões foram registradas em áudio e vídeo pela própria terapeuta. Dessas onze sessões, as duas primeiras foram utilizadas para a Fase Experimental I (Linha de Base), e três sessões consecutivas para cada uma das Fases Experimentais seguintes (II - reforçamento de relatos de eventos privados, III - reforçamento de relatos de relações entre eventos privados e variáveis externas, e IV - reforçamento de relatos de relações entre eventos ambientais e respostas abertas). Os resultados indicaram que o comportamento verbal é sensível ao reforçamento também em situação clínica, que é possível numa situação clínica levar o cliente a responder (relatar), segundo uma concepção de comportamento como produto de relações ambientais e que diferentes classes de verbalização do cliente podem ser modeladas. Este estudo possibilitou ainda a proposição de uma metodologia de análise da interação verbal entre terapeuta e cliente numa situação clínica típica, enfatizando a modelagem do comportamento verbal do cliente.

Palavras-chave : behaviorismo radical; terapia comportamental; comportamento verbal; reforçamento e modelagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )