Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva
versão impressa ISSN 1517-5545
Resumo
NAGAHAMA, Milena Monteiro e SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Escola experimental de primatas: análise da coerência entre pressupostos e práticas empíricas. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.72-87. ISSN 1517-5545.
Este estudo investigou a coerência entre os pressupostos teóricos e a prática empírica dos estudos experimentais da Escola Experimental de Primatas (EEP), especialmente sobre a existência de homologias de processos comportamentais entre macacos-prego (Sapajus spp.) e seres humanos. Foram analisados 1) a origem dos objetivos e dos procedimentos dos estudos; 2) se os objetivos propostos foram alcançados ou não; e 3) se nos estudos da EEP é discutida a questão do modelo animal e/ou a aplicabilidade dos procedimentos utilizados nos estudos para humanos. Verificou-se que não são apresentados dados empíricos que sustentem a homologia sugerida na proposta teórica norteadora da EEP. Sugere-se 1) o desenvolvimento de estudos empíricos que validem a homologia de processos comportamentais entre alguns repertórios dos macacos-prego e humanos; e 2) dar início à aplicação dos achados da pesquisa básica da EEP no desenvolvimento de procedimentos para ensinar repertórios relacionais para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo.
Palavras-chave : modelos animais; escola experimental de primatas; homologia de processos comportamentais; coerência científica.