SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Comportamento alimentar e transtorno alimentar: uma discussão de variáveis determinantes da anorexia e da bulimiaDa Gnosiologia à Epistemologia: um caminho científico para uma terapia baseada em evidências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

MESQUITA, Maria Luiza Guedes de et al. Restrição alimentar e problemas de comportamento de crianças com Síndrome de Prader-Willi. Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp.30-40. ISSN 1517-5545.

A síndrome de Prader Willi (SPW) é uma doença genética causada pela deleção de genes na região 15q11-13. Associa-se com deficiência intelectual e alterações neurocomportamentais de difícil manejo. O objetivo do estudo foi comparar os problemas de comportamento de dois grupos de crianças e adolescentes com SPW em função da possibilidade de acesso livre e de acesso restrito a alimentos no ambiente familiar. A amostra foi composta por 12 crianças e adolescentes com diagnóstico citogenético-molecular para SPW (seis em cada grupo) e suas respectivas mães. Das crianças e adolescentes foi registrado o peso corporal em Kg e junto às mães foi aplicado o Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes entre 6 e 18 anos (CBCL/6-18). Houve diferenças estatisticamente significativas entre os grupos em relação a problemas de ansiedade e depressão, violação de regras e desafio e oposição. O grupo de acesso restrito ao alimento apresentou maior número de problemas comportamentais.

Palavras-chave : Síndrome de Prader Willi; Problemas de comportamento; Manejo; Hiperfagia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )