SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2El dolor físico y mental en la metapsicología freudianaLe femínea como una metáfora del sujeto en psicoanálisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Revista Mal Estar e Subjetividade

versión impresa ISSN 1518-6148

Resumen

AZEVEDO, Monia Karine  y  TEIXEIRA, Giuliana de Oliveira Marson. Toxicomania e suicídio sob uma visão psicanalítica. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2011, vol.11, n.2, pp.623-644. ISSN 1518-6148.

Para a psicanálise, qual a relação, na contemporaneidade, entre o suicídio e a toxicomania? Esse questionamento surgiu a partir de uma experiência de escuta analítica com toxicômanos. Oportunidade essa em que foram trazidas, diversas vezes, pelos usuários abusivos, suas ideações e/ou tentativas mal sucedidas de suicídio. Dessa forma, buscou-se, com este artigo, realizar um levantamento bibliográfico de cunho psicanalítico a fim de lograr uma compreensão entre a adição às drogas e o ato suicida, e as questões que possam ser comuns a ambos os assuntos. Explorou- se a obra freudiana O Mal-estar na Civilização e levantaram-se questões a respeito do gozo, desamparo e mal-estar; explorando, ainda, autores como Joel Birman e Jesús Santiago para uma compreensão da apresentação do sujeito contemporâneo. Chegou- se ao denominador comum da precariedade simbólica dos sujeitos contemporâneos devido à falência do legislador, o que resulta na dificuldade em lidar com o excesso de dimensões traumáticas às quais estão expostos na pós-modernidade. Assim, recorrem ao uso de substâncias artificiais como forma de obter uma descarga temporária e lograr um prazer "por baixo" do simbólico; ou, ainda, fazem uso de um recurso extremo, o suicídio - um ato final e infalível na solução do problema do mal-estar.

Palabras clave : Mal-estar; passagem ao ato; toxicomania; suicídio; pós-modernidade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )