SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número28Novos elementos na psicologia política dos movimentos Sociais: a obrigação moral e o contextoPsicologia política do conflito: relações intergrupais, exclusão social e participação política não convencional no Peru índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549X

Resumo

BRUSSINO, Silvina; ALONSO, Daniela  e  DREIZIK, Matías. Psicología política del comportamiento de voto: la elección presidencial 2011 en ArgentinaPsicologia política do comportamento Eleitoral: a eleição presidencial de 2011 na Argentina. Rev. psicol. polít. [online]. 2013, vol.13, n.28, pp.453-470. ISSN 1519-549X.

O presente trabalho tem por objetivo analisar a intenção de voto dos cidadãos de Córdoba, Argentina, focalizando na comparação das variáveis: ideologia política, autoritarismo, clima socioemocional, confiança institucional, intensidade afetiva, eficácia política, interesse e conhecimento político em grupos de cidadãos definidos segundo a sua intenção de voto aos candidatos presidenciais, nas eleições do Outubro de 2011. A pesquisa foi feita com uma amostra quantificada de 350 pessoas de 18 a 65 anos de idade. Os resultados mostraram diferenças significativas na relação com as distintas variáveis estudadas, nos grupos identificados de acordo com a sua opção eleitoral.

Palavras-chave : Participação política; Comportamento de Voto; Psicologia Política; Cultura Política; Cidadania.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )