SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24“DESEJANTES E DESEJÁVEIS, POR QUE NÃO?”: SEXUALIDADE, GÊNERO, DEFICIÊNCIA NO CINEMA E MAIS ALÉMSaindo do armário da deficiência Do esforço privado pela autonomia à luta pública contra o capacitismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

FACIN, ISABELLA DE OLIVEIRA; AMARAL, GABRIEL FILIPE DUARTE  e  LEITE, LUCIA PEREIRA. POSICIONAMENTOS DE ESTUDANTES BRASILEIROS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS SOBRE OS CONCEITOS NORMATIVOS RELACIONADOS À DEFICIÊNCIA. Rev. psicol. polít. [online]. 2024, vol.24, e24505.  Epub 23-Ago-2024. ISSN 2175-1390.  https://doi.org/10.5935/2175-1390.v24e24505.

Buscou-se investigar o conceito circulante de deficiência entre universitários, uma vez que sua análise é fundamental para a construção de esferas sociais menos excludentes, por meio de formulário on-line contendo questionário sociodemográfico e a Escala Intercultural de Concepções de Deficiência (EICD) a estudantes de universidades públicas brasileiras das cinco regiões do país. Obteve-se 1568 respostas, sendo que os dados foram tratados estatisticamente. No universo pesquisado, os grupos apresentam maior ou menor tendência à concordância com enunciados das concepções Social e Biológica, e discordância dos da concepção Metafísica. Os achados mostram indicativos para atuação da Psicologia junto aos futuros profissionais, contribuindo para uma análise mais crítica da deficiência, promovendo o reconhecimento da diversidade humana e a ruptura com padrões normativos que concebem corpos diferentes como disfuncionais ou incapazes, seja por características comportamentais, sensoriais ou físicas.

Palavras-chave : Concepção; Escala; Deficiência; Ensino Superior; Psicologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )