Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Psicologia Política
versão On-line ISSN 2175-1390
Resumo
GESSER, MARIVETE; COSTA, LAUREANE MARÍLIA DE LIMA; LUIZ, KARLA GARCIA e SILVEIRA, THAÍS BECKER HENRIQUES. O ENCONTRO COM OS ESTUDOS FEMINISTAS DA DEFICIÊNCIA E A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS INSURGENTES. Rev. psicol. polít. [online]. 2024, vol.24, e24515. Epub 23-Ago-2024. ISSN 2175-1390. https://doi.org/10.5935/2175-1390.v24e24515.
O objetivo deste texto é apresentar as contribuições do encontro com os estudos feministas da deficiência para a construção de narrativas insurgentes, comprometidas com a luta anticapacitista. Para tanto, apresentamos brevemente os estudos da deficiência com ênfase nas contribuições das autoras feministas. Em seguida, destacamos as contribuições da justiça defiça (disability justice) para a construção de pessoas politicamente com deficiência. A partir da perspectiva de uma política feminista de escrita localizada (Haraway, 1995), narramos nossos encontros com os estudos feministas da deficiência. Por fim, partindo de nossas vivências e encontros com os estudos feministas da deficiência, apontamos contribuições para a construção de narrativas insurgentes, que coadunam com a produção de novas formas de se relacionar com a deficiência – as quais desafiam o capacitismo estrutural e corroboram a produção de sujeitos políticos. Também defendemos a difusão deste campo no currículo do ensino médio e superior.
Palavras-chave : Pessoas com deficiência; Anticapacitismo; Narrativas insurgentes; Justiça social; Estudos feministas da deficiência.