SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24O DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA AO ENSINO REGULAR: POR UMA EDUCAÇÃO NA CONVIVÊNCIAPRÁXIS POLÍTICA EM OCUPAÇÕES ESTUDANTIL BRASILEIRAS NOS ANOS DE 2015 E 2016 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

AGUIAR, Renata Polidoro; PRETTO, Zuleica  e  ROSA, Rogério Machado. DO PACTO AO PA(R)TO NARCÍSICO: (RE)SIGNIFICAÇÕES DA IDENTIDADE RACIAL DE HOMENS BRANCOS EM FLORIANÓPOLIS/SC. Rev. psicol. polít. [online]. 2024, vol.24, e24452.  Epub 26-Ago-2024. ISSN 2175-1390.  https://doi.org/10.5935/2175-1390.v24e24452.

Estudar a identidade racial branca é uma necessidade na busca por desmontar o racismo estrutural. O objetivo desta pesquisa foi o de compreender a percepção de pessoas autodeclaradas brancas sobre a influência da condição racial na formação de sua identidade. Foram entrevistados quatro homens autodeclarados brancos, pertencentes à classe média/alta, com idades entre 40 e 52 anos, que estudaram em escola particular na cidade de Florianópolis. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória de campo, com entrevistas semiestruturadas, que adotou como método de análise, a interpretação de sentidos. No estudo efetuado, os espaços na cidade mostraram-se cindidos pela via racial, seja nas posições de maior poder econômico, seja na própria distribuição da cidade, que perpetua o que Achille Mbembe chama de necropolítica. Ainda assim, foi possível encontrar movimentos de microrrevoluções, pessoas que ressignificam sua branquitude e buscam romper com o pacto narcísico existente, o que possibilita pensar o conceito de pa[r]to narcísico.

Palavras-chave : Branquitude; Pacto narcísico; Necropolítica; Microrrevolução.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )