SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Political praxis in brazilian student occupations in 2015 and 2016Pseudo-culture and the individual development of violence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

ADI, ASHJAN SADIQUE  and  BARBOSA, FRANCIROSY CAMPOS. A PALESTINA EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA DA REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA: A ELOQUÊNCIA DO SILÊNCIO. Rev. psicol. polít. [online]. 2024, vol.24, e24126.  Epub Dec 20, 2024. ISSN 2175-1390.  https://doi.org/10.5935/2175-1390.v24e24126.

O presente artigo é um dos resultados de pesquisa de doutorado em Psicologia e versa a respeito dos discursos sobre a Palestina em livro didático de história da rede educacional adventista. Haja vista a questão Palestina ser bastante distorcida pela narrativa hegemônica, incitando preconceitos e estereótipos, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar como o tema é abordado pela narrativa didática, considerando a responsabilidade educativa e social desta. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e documental balizada em perspectiva analítica decolonial. Os resultados demonstram que a narrativa ameniza fatos históricos e silencia as diversas violências sofridas nos territórios palestinos, em razão da ocupação militar, da limpeza étnica, do apartheid e do colonialismo, tratando-se de um apagamento simbólico e de um epistemicídio. Concluímos que a narrativa necessita de importantes correções de modo a transmitir a realidade efetiva sobre este contexto e possibilitar uma consciência mais crítica dos alunos/as a seu respeito.

Keywords : Palestina; Livros didáticos; Decolonialidade..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )