SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25“VIVER COM HIV”: SENTIDOS E VIVÊNCIAS PARA O CUIDADO EM SAÚDESUBJETIVIDADE E VIGILÂNCIA ALGORÍTMICA: NOTAS SOBRE O AGENCIAMENTO TECNOLÓGICO DAS PLATAFORMAS DE REDES SOCIAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

CUNHA, VIVANE MARTINS; ALVES, JULIA SOMBERG  e  MOREIRA, LISANDRA ESPÍNDULA. GENOCÍDIO NEGRO E SEGURANÇA PÚBLICA: POLÍTICA DE EXTERMÍNIO EM AÇÕES POLICIAIS. Rev. psicol. polít. [online]. 2025, vol.25, e23714.  Epub 02-Maio-2025. ISSN 2175-1390.  https://doi.org/10.5935/2175-1390.v25e23714.

Diante da continuidade e do acirramento da política genocida de segurança pública brasileira, analisamos fragmentos de três casos ocorridos entre 2019 e 2021: a morte do jovem negro Willian Augusto da Silva, a chacina do Jacarezinho e o assassinato do jovem negro Ryan Pablo da Silva Martins Ribeiro. Os casos foram escolhidos pela repercussão nos noticiários no âmbito nacional, nos casos acontecidos no Rio de Janeiro, quanto em contexto local, no caso de Belo Horizonte, possibilitando re-fietir sobre aspectos comuns, assim como algumas de suas particularidades, dialogando com os conceitos de genocídio negro e antinegritude. Assim, colocamos em questão a herança colonial que serve de base para a manutenção do genocídio antinegro brasileiro e suas intensificações no cenário atual. Esse é o caminho teórico-metodológico que optamos por seguir para analisar o avanço da barbárie genocida contra as comunidades negras, tendo como principal perpetrador o Estado.

Palavras-chave : Violência Policial; Genocídio Negro; Antinegritude; Violência racial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )