SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25GENOCÍDIO NEGRO E SEGURANÇA PÚBLICA: POLÍTICA DE EXTERMÍNIO EM AÇÕES POLICIAISSENTIDOS SUBJETIVOS DA VIOLÊNCIA CONSTRUÍDOS POR MENINAS EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

FERREIRA, SÉRGIO RODRIGO DA SILVA. SUBJETIVIDADE E VIGILÂNCIA ALGORÍTMICA: NOTAS SOBRE O AGENCIAMENTO TECNOLÓGICO DAS PLATAFORMAS DE REDES SOCIAIS. Rev. psicol. polít. [online]. 2025, vol.25, e23986.  Epub 02-Maio-2025. ISSN 2175-1390.  https://doi.org/10.5935/2175-1390.v25e23986.

Com a “plataformização” da internet nossos fluxos diários de interação e ações vividas são tornados fluxos digitais que sejam capturáveis de modo que ganhem uso econômico por meio de práticas de vigilância e modulação comportamental. O crescimento desse modelo imbrica-se com os processos de subjetivação de tal modo que se torna um desafio às pesquisas sobre o agenciamento tecnológico das plataformas de redes sociais. Neste artigo, apresentamos as implicações da visibilidade algorítmica e dos sistemas das plataformas que elencam o conhecimento válido e identificam seus componentes mais relevantes para melhor nos permitir examinar processos subjetivos enredados. Argumentamos como a criação de uma noção de “objetividade anormativa” dos algoritmos geram a sensação de que eles espelham uma normatividade imanente à sociedade apenas (re) produzindo-a e multiplicando-a. Esses algoritmos produzem espaços de convivência on-line imunes à diferença, usando estruturas de validação de saberes nas quais outras vozes relevantes são ativamente excluídas e desacreditadas.

Palavras-chave : Subjetividade; Plataformas de redes sociais; Vigilância; Agenciamento; Câmara de Eco.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )