SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25CONCILIAÇÃO, CONFLITOS E CRISE DA ONDA PROGRESSISTA NO BRASIL: OS LIMITES DO SOCIAL E A EMERGÊNCIA DO POLÍTICOMEDO, ESPERANÇA E SUPERSTIÇÃO: AFETIVIDADE E ADESÃO À EXTREMA DIREITA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SILVEIRA, Stéfani Loize Schmitt et al. POSICIONAMENTOS DE PESSOAS IDENTIFICADAS COMO PSICÓLOGAS NO INSTAGRAM DO CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Rev. psicol. polít. [online]. 2025, vol.25, e25947.  Epub 08-Dez-2025. ISSN 2175-1390.  https://doi.org/10.5935/2175-1390.v25e25947.

Objetivou-se analisar o posicionamento e argumentos de pessoas identificadas como psicólogas em postagens no Instagram do Conselho Federal de Psicologia (CFP), sobre três temas sociais debatidos em 2023: o marco temporal, a descriminalização do aborto e o casamento LGBT+. Analisaram-se 425 comentários por meio da Análise Temática Reflexiva (ATR). Destes, em relação ao posicionamento apresentado pelo CFP, 239 foram desfavoráveis, 164 favoráveis e 22 outros (posicionamento não explicitado). Os posicionamentos apresentados nos comentários indicam tanto a defesa do envolvimento do CFP em questões de Direitos Humanos, reforçando a importância de uma Psicologia crítica e engajada na promoção da justiça social, como a crítica ao CFP por adotar uma postura considerada política, sugerindo que o CFP deveria ser apolítico, focando em temas pragmáticos da profissão. Assim, destaca-se a relevância do papel social e político da Psicologia, evidenciando a necessidade de uma formação mais contextualizada e alinhada aos Direitos Humanos.

Palavras-chave : Conselho Federal de Psicologia; Posicionamento de pessoas psicólogas; Defesa de direitos humanos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )