Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Avaliação Psicológica
versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431
Resumo
LEAL, Mara de Souza; MELO-SILVA, Lucy Leal e TEIXEIRA, Maria Odília. Crenças para lidar com tarefas de carreira em estudantes do ensino médio. Aval. psicol. [online]. 2015, vol.14, n.1, pp.125-132. ISSN 1677-0471.
O presente artigo visa a analisar a confiança com que estudantes do ensino médio lidam com tarefas de desenvolvimento da carreira, considerando as variáveis sexo, tipo de escola e nível socioeconômico. Os participantes (N=241) da pesquisa são pessoas de ambos os sexos, de 17,5 anos em média e pertencentes a diferentes níveis socioeconômicos. Utilizou-se a versão brasileira do Inventário de Autoeficácia em Desenvolvimento da Carreira. A medida apresentou índices de precisão satisfatórios, com amplitude entre 0,65 e 0,75. O efeito das variáveis sexo e tipo de escola não é estatisticamente significativo. O nível socioeconômico familiar tem efeito significativo, mostrando que os alunos de famílias com nível econômico mais elevado expressam mais confiança nas suas competências para planejamento de carreira, preparação para a procura de emprego e procura efetiva de emprego. São discutidas as propriedades psicométricas do CD-SEI e a necessidade de as intervenções para fortalecer as crenças dos estudantes
Palavras-chave : autoeficácia; aprendizagem; desenvolvimento da carreira; orientação profissional; orientação vocacional.