SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Pleasant events as predictors of effects of older adults’ mental health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Avaliação Psicológica

Print version ISSN 1677-0471On-line version ISSN 2175-3431

Abstract

PALOSKI, Luis Henrique; MORET-TATAY, Carmen; IRIGARAY, Tatiana Quarti  and  OLIVEIRA, Camila Rosa de. Evidências de validade da Escala de Reserva Cognitiva em adultos idosos. Aval. psicol. [online]. 2023, vol.22, n.4, pp.413-419.  Epub Dec 02, 2024. ISSN 1677-0471.  https://doi.org/10.15689/ap.2023.2204.25018.11.

O objetivo do estudo foi investigar evidências de validade da Escala de Reserva Cognitiva (ERC) em uma amostra de adultos idosos brasileiros. Participaram 206 adultos idosos que responderam, além da ERC, a uma ficha de dados sociodemográficos, ao Miniexame do Estado Mental, ao Exame Cognitivo de Addenbrooke – Revisado, ao Teste dos Cinco Dígitos, ao Questionário Disexecutivo e à Escala de Depressão Geriátrica, versão reduzida. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, correlação de Spearman e regressão linear múltipla. Os escores dos fatores da ERC associaram-se significativamente com a idade, escolaridade, renda familiar, memória, funções executivas, linguagem, habilidades visuoperceptivas e sintomas depressivos. O envolvimento ao longo da vida em atividades relacionadas à formação continuada, atividades de vida diária e hobbies/passatempos foram preditores para nível cognitivo mais elevado e reduzidos para sintomas depressivos. Dessa forma, a ERC demonstrou ser um instrumento adequado para mensuração de reserva cognitiva em adultos idosos.

Keywords : cognição; envelhecimento; psicometria.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )