Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Avaliação Psicológica
versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431
Resumo
SANTANA, Alanny Nunes de; MARQUES, Jéssica Daniele Silva de Vasconcelos; ROAZZI, Antonio e MELO, Monilly Ramos Araujo. Instrumento informatizado de avaliação do controle inibitório: propriedades psicométricas. Aval. psicol. [online]. 2024, vol.23, n.2, pp.212-222. Epub 02-Dez-2024. ISSN 1677-0471. https://doi.org/10.15689/ap.2024.2302.08.
A avaliação do controle inibitório (CI) costuma ser realizada a partir do uso de instrumentos não informatizados, sendo escassos os que apresentam um conjunto de propriedades psicométricas. Destarte, objetivou-se apresentar os resultados de duas etapas de um estudo sobre evidências psicométricas de um instrumento informatizado de avaliação do CI, uma de avaliação baseada na estrutura interna via Teoria de Resposta ao Item e Modelagem de Equações Estruturais (N=170 crianças e adolescentes); e outra de validação baseada nas relações com variáveis externas concorrentes considerando um instrumento de avaliação do CI com reconhecidas propriedades psicométricas (FDT) e as variáveis critério memória de trabalho (Neupsilin-INF), matemática (Coruja-Promat), idade e ano escolar (N=101 crianças). Os resultados sugeriram boa qualidade psicométrica do instrumento, dada a relação entre sua medida de tempo e as variáveis critério. Todavia, novas investigações sobre a quantidade de acertos e os níveis de dificuldade dos itens ainda são necessárias.
Palavras-chave : controle inibitório; psicometria; avaliação neuropsicológica; funções executivas; teoria de resposta ao item.












