SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Escala de Independência Funcional e Expressiva: construção e qualidades psicométricas iniciaisEscala de Autoeficácia na Prevenção do Suicídio: análise das propriedades psicométricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Resumo

SANTIS, Ligia de; BARHAM, Elizabeth Joan  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Inventário de Envolvimento Paterno revisado (IFI-BR-27) e a influência da desejabilidade social. Aval. psicol. [online]. 2024, vol.23, n.4, pp.425-436.  Epub 16-Dez-2024. ISSN 1677-0471.  https://doi.org/10.15689/ap.2024.2304.06.

A versão revisada do Inventário de Envolvimento Paterno (IFI-BR-27) apresenta evidências de validade para uso no Brasil, mas a influência do viés da desejabilidade social sobre seus escores ainda não foi verificada. Para fazer esta avaliação, 238 homens com filhos no Ensino Infantil ou Fundamental I responderam um Questionário Sociodemográfico, o IFI-BR-27 e a Escala Marlowe-Crowne de Desejabilidade Social. Dois modelos por equações estruturais foram utilizados: um modelo Multiple Indicators and Multiple Causes (MIMIC) e um modelo bifactor. Dois itens permaneceram ligados à desejabilidade social no modelo MIMIC final. Já no modelo bifcator, três itens também carregaram no fator que continha a desejabilidade social. Estes resultados indicam que o IFI-BR-27 sofre pouca influência da desejabilidade social, já que apenas três dos 27 itens podem ser suscetíveis ao viés. No entanto, investigações adicionais são necessárias para entender a influência da manutenção destes itens nos escores da medida.

Palavras-chave : paternidade; família; viés social; avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )