SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2OS ASPECTOS PASSIONAL E NARCISISTA DO FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA FREUDIANADOCÊNCIA, SOFRIMENTO E POTÊNCIA DE AÇÃO: O DRAMA DE ENSINAR NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO, PELO OLHAR DA PSICOLOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

SOUZA, Camila; WURLITZER, Bruno Rubel  e  MOREIRA, Virginia. REVISITANDO A ANSIEDADE NA OBRA DE ROLLO MAY: DIÁLOGOS COM A FENOMENOLOGIA CLÍNICA. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2021, vol.27, n.2, pp.440-454.  Epub 20-Jan-2025. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/p.1678-9563.2021v27n2p440-454.

Na Contemporaneidade, as discussões sobre ansiedade a distanciam de sua conotação existencial, ressaltando seu caráter mórbido como sintoma ou transtorno mental. Rollo May, psicólogo americano, em meados do século XX, apontou para a necessidade de ampliar essa visão ao propor uma psicoterapia existencial. Neste artigo, realizamos pesquisa teórica com objetivo de investigar a ansiedade nos escritos desse autor, no diálogo com uma fenomenologia clínica da ambiguidade. Para a fenomenologia clínica, a ansiedade é parte de uma disposição afetiva fundamental que se encontra na base da existência, e sua expressão patológica revela o prejuízo no contato intersubjetivo sujeito/mundo. Rollo May se aproxima dessa visão, ao relacionar a ansiedade com a liberdade e o devir, mas se distancia da fenomenologia clínica ao retratar a subjetividade encapsulada.

Palavras-chave : Ansiedade; Psicologia existencial; Fenomenologia clínica; Intersubjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )