SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2O INCONSCIENTE COMO REPRESENTAÇÃO EM FREUD E AS IMAGOS NO PRIMEIRÍSSIMO ENSINO DE LACANDO PARCIAL DAS COTAS AO INTEIRO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS: UMA LEITURA PSICANALÍTICA SOBRE A ATUALIDADE DA LEI 12.711/2012 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

DOURADO, Simone; STENGEL, Márcia; SILVA, Daniela Soares da  e  MACHADO, Isabel Maria Cristina Custodio Hervella. PROJETO INUMERÁVEIS: CULTURA DIGITAL, MORTES POR COVID-19, VIDAS E PESSOAS. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2021, vol.27, n.2, pp.552-569.  Epub 20-Jan-2025. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/p.1678-9563.2021v27n2p552-569.

Este artigo objetiva discutir dimensões da qualificação dos números de mortes por covid-19 contadas pelo Projeto Inumeráveis, observando narrativas criadas para os momentos de despedida. Por meio da análise de algumas histórias, a partir de Maringá e Belo Horizonte, buscamos compreender como as perdas são elaboradas por uma sociedade que vive a crise sanitária em um contexto de predomínio da cultura digital e da divulgação de informações em ritmo acelerado, em razão da predominância das tecnologias digitais da informação e comunicação no cotidiano das pessoas. Os exemplos indicam que o sentimento de perda e luto é coletivamente vivido, ainda que guarde uma dimensão de tratamento do indivíduo, e precisa ser comunitariamente elaborado para que as mortes evitáveis não se repitam, posto que há fortes indícios de que, se a gestão da crise sanitária tivesse recebido mais atenção e controle do Poder Público, o desfecho poderia ter sido menos traumático.

Palavras-chave : Projeto Inumeráveis; Covid-19; Cultura digital; Luto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )