SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Vivências paternas em UTI neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia Hospitalar

versão On-line ISSN 2175-3547

Resumo

TACHIBANA, Miriam; DUARTE, Claudia Aparecida Marchetti; SANTOS, Laíse Potério  e  LOPES, Marina Herdeiro. Hiperemese gravídica: estudo de caso dos aspectos psicológicos presentes na gestante. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2006, vol.4, n.2, pp.1-22. ISSN 2175-3547.

A hiperemese gravídica consiste em náuseas e vômitos intensos, que persistem ao longo da gestação. Objetivamos realizar um estudo que focasse os aspectos psicológicos associados ao seu desenvolvimento, à luz da teoria psicanalítica. Assim, a metodologia utilizada foi o estudo de caso de uma gestante hiperemética, paciente de um hospital-maternidade, que foi acompanhada pela psicóloga por um período de 5 meses. A análise do material clínico deu-se com os relatos das sessões sendo discutidos entre o grupo de psicólogas da instituição. Percebemos o quanto a escuta analítica e a nomeação dos sentimentos da paciente permitiram que ela passasse de um estado, no qual culpabilizava o seu marido pela falta de apoio, para de maior introspecção, no qual pôde reconhecer autenticamente o seu lado do não querer a gravidez, o que lhe permitiu viver a gestação de maneira espontânea e real e, não, idealizada.

Palavras-chave : Hiperemese gravídica; Maternidade; Vômitos gestacionais; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons