Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia Hospitalar
versão On-line ISSN 2175-3547
Resumo
GEBARA, Angela Cristini e SIMON, Ryad. Pesquisa sobre a eficácia terapêutica da interpretação teorizada na psicoterapia breve operacionalizada. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2008, vol.6, n.2, pp.40-60. ISSN 2175-3547.
O objetivo deste trabalho foi investigar a eficácia terapêutica da Interpretação Teorizada na Psicoterapia Breve Operacionalizada - PBO. Os instrumentos utilizados foram a Entrevista Psicológica conforme o Sistema Diagnóstico Adaptativo Operacionalizado - SISDAO - e a Psicoterapia Breve Operacionalizada - PBO. Um grupo experimental (n=30) foi comparado a um grupo controle (n=30) através da aplicação da Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada - EDAO - no início e ao final de um período de três meses, para ambos os grupos, que foram constituídos por adultos de ambos os sexos. O grupo experimental (constituído aleatoriamente) foi submetido à Psicoterapia Breve Operacionalizada - PBO - e o grupo controle (constituído por pacientes em fila de espera numa clínica escola de uma faculdade de Psicologia) não recebeu nenhum tratamento. Da aplicação da Escala Diagnóstica Operacionalizada - EDAO, por meio de entrevistas no início e ao final, obteve-se diagnósticos e escores, que foram então comparados. Para a análise estatística, considerou-se o nível de 1% de significância. Além da análise e comparação de escores, foram avaliadas correlações clínicas dentro do grupo experimental, entre elas: graus de adaptação, situações-problema nucleares, os diferentes setores adaptativos e os níveis de melhora. A Interpretação Teorizada é o instrumento principal da Psicoterapia Breve Operacionalizada - PBO - e quando se avalia a eficácia da PBO avalia-se também, por extensão, a eficácia da Interpretação Teorizada. Concluiu-se que há claras evidências de que o tratamento com Psicoterapia Breve Operacionalizada - PBO - é eficaz: 86,66% da amostra melhorou na eficácia adaptativa e 13,33% permaneceu no mesmo grupo adaptativo. No grupo controle, 86,66% da amostra permaneceu no mesmo grupo adaptativo; 6,66% piorou; e 6,66 % melhorou
Palavras-chave : Psicoterapia Breve Operacionalizada (PBO); Interpretação Teorizada; Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO); Sistema Diagnóstico Adaptativo Operacionalizado (SISDAO); Psicanálise.