Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Psicologia Hospitalar
versión On-line ISSN 2175-3547
Resumen
IGNACIO, Michele Guiterres et al. Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-III) na investigação do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2008, vol.6, n.2, pp.61-73. ISSN 2175-3547.
Objetivo: Avaliar o desempenho intelectual de crianças diagnosticadas com TDAH e analisar a eficiência do WISC-III. Método: 30 sujeitos, sendo 23 com TDAH e 7 com TDAH e comorbidades, ambos os sexos, idade entre 7 e 16 anos, provenientes do Ambulatório do SEPIA-IPq-HCFMUSP. Resultados: Amostra apresentou prejuízos nos subtestes Informação, Código e Aritmética quando comparada à amostra normativa. Porém, quando as médias dos dois grupos foram comparadas com a população geral, verificamos que somente os sujeitos com TDAH apresentaram prejuízos nos subtestes Dígitos e Procurar Símbolos, além dos subtestes já citados. Discussão: Embora este estudo não tenha encontrado diferenças significativas nos índices gerais, deve-se considerar que o rendimento abaixo da média nos subtestes: Informação, Aritmética, Código, Dígitos e Procurar Símbolos pode indicar fragilidades desta amostra quanto a amplitude atencional, concentração e velocidade de processamento com expressão destes déficits na capacidade de aquisição de novas informações
Palabras clave : Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; TDAH; Escala Wechsler de Inteligência para Crianças; WISC-III.