SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Estudo introdutório sobre transtorno de humor e a autoestima de mulheres com doenças dermatológicasPercepção da doença cardiovascular e depressão em idosos na enfermaria de um hospital universitário de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Hospitalar

versión On-line ISSN 2175-3547

Resumen

BENUTE, Gláucia Rosana Guerra et al. Aspectos psicossociais da gestação múltipla: revisão de literatura. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2010, vol.8, n.2, pp.24-45. ISSN 2175-3547.

Contexto: A Gestação Múltipla consiste na concepção de dois ou mais fetos simultaneamente, ocasionando riscos fisiológicos e psicossociais. Objetivo: Apresentar revisão bibliográfica sobre gestação múltipla. Método: Realizou-se pesquisa bibliográfica nas bases de dados Medline, Lilacs e Scielo com as palavras chaves gravidez múltipla, depressão, ansiedade, psicologia, estresse, apoio social e seus equivalentes em inglês entre os períodos de 1990 a 2009. Resultados: A gestação gemelar na vida da mulher consiste em um período de mudanças fisiológicas, emocionais e psicossociais ainda mais intensas do que em uma gestação de feto único. Foram encontrados descritos sentimentos de baixa autoestima, depressão, inadequação, estresse e angústia. Este estudo ganha importância, haja visto o aumento na incidência de gestações gemelares nas últimas décadas e na observação do impacto ao gerar filhos múltiplos em toda a vida da mulher, sua saúde mental e na constituição da família.

Palabras clave : Gravidez múltipla; Psicologia; Saúde Mental; Depressão; Estresse.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )