SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Possibilidades da psicanálise lacaniana diante da terminalidade: uma reflexão sobre a clínica da urgênciaProcessos atencionais em idosos saudáveis com alta escolaridade da comunidade da cidade de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Hospitalar

versión On-line ISSN 2175-3547

Resumen

QUEIROZ, Anna Claudia M. de et al. Crenças alimentares em indivíduos que se submeteram à cirurgia bariátrica. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2011, vol.9, n.2, pp.75-95. ISSN 2175-3547.

Uma alternativa para solucionar o problema da obesidade mórbida é a cirurgia bariátrica. As mudanças inerentes ao processo de emagrecer no pós-operatório são de extrema complexidade. As crenças alimentares são representações, com funções defensivas, que mediam o sujeito dos seus desejos e do mundo.Este trabalho tem como propósito realizar uma investigação do papel da mediação operado pelas crenças alimentares após a cirurgia bariátrica.O método utilizado foi o estudo transversal com a utilização da Escala de Crenças Alimentares (MFH) e questionário desenvolvido pelos pesquisadores contendo 35 itens. Foram incluídos 60 pacientes que haviam se submetido à cirurgia de “Fobi-Capela” há pelo menos seis meses. Analisando os resultados obtidos com a Escala MFH, constatamos a presença significativa de crenças alimentares após a cirurgia bariátrica. Concluímos que as mudanças impostas ao paciente depois da gastroplastia favorecem a adesão a um conjunto de crenças, sendo esta uma postura defensiva mediante a tantas transformações vividas.

Palabras clave : Crenças alimentares; Obesidade; Cirurgia bariátrica; Transtornos alimentares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )