SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2FATORES DE RISCO PARA O COMPORTAMENTO SUICIDA: DIFICULDADES DE PREVENÇÃO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Hospitalar

versión On-line ISSN 2175-3547

Resumen

MAGNANI, Gabriella Finsterbusch  y  OLIVEIRA, Mirian Akiko Furutani de. IMPACTO DA MENINGITE CRIPTOCÓCICA NA COGNIÇÃO DE UMA PACIENTE EM SITUAÇÃO DE UTI. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2018, vol.16, n.2, pp.38-52.  Epub 30-Jun-2025. ISSN 2175-3547.  https://doi.org/10.5281/zenodo.15282259.

A Neurocriptococose é uma infecção fúngica no sistema nervoso central provocada pelo Cryptococcus e sua principal apresentação é pela forma de meningite ou meningoencefalite, ocorrendo em cerca de 80% dos diagnósticos. Exibe ausência de sintomas clínicos preditivos e alta incidência de hipertensão intracraniana, o fator de maior causa de mortalidade. Objetiva-se relatar um caso de paciente jovem, imunocompetente, HIV negativo, diagnosticada com criptococose com evolução meníngica encefálica, amaurose bilateral, paraparesia, hipoacusia, rebaixamento cognitivo e hipertensão intracraniana. Foi feita revisão da literatura quanto à epidemiologia, tratamento e prognóstico. A paciente foi tratada com infusão de anfotericina B, submetida à derivação ventrículo-peritoneal e avaliação neuropsicológica, com morte encefálica como desfecho. A criptococose é uma infecção comum que pode acomenter indivíduos tanto imunocomprometidos, quanto imunocompetentes sem fatores predisponentes. Há evidências de que a abordagem com avaliação neuropsicológica seja benéfica e recomendada para diagnóstico diferencial, terapêutica, prognóstico e reabilitação.

Palabras llave : Neuropsicologia; Neuroinfecção; Criptococose; Alterações Cognitivas; Avaliação Neuropsicológica a Beira Leito.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )