Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
Compartir
Psicologia Hospitalar
versión On-line ISSN 2175-3547
Resumen
ZAMPIROM, Keila y DORO, Maribel Pelaez. Contos de fada: espelhos da psique refletidos na intervenção psicológica com crianças hospitalizadas. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2019, vol.17, n.1, pp.55-80. ISSN 2175-3547.
Este artigo investigou os efeitos do recurso psicoterapêutico dos contos de fada na intervenção psicológica com crianças submetidas ao transplante de células hematopoiéticas, entre o período de fevereiro a outubro de 2016. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de paradigma junguiano, com a modalidade de pesquisa em Psicologia Clínica. Os instrumentos utilizados foram: entrevista semiestruturada com os cuidadores primários; dez livros de diferentes contos de fadas e o desenho livre. A análise do material coletado foi através do método do processamento simbólico arquetípico. Participaram da pesquisa vinte crianças e seus respectivos cuidadores primários. Os resultados indicaram seis categorias de análise. Optou-se em discutir a categoria do arquétipo da “Grande Mãe”, a partir de dois contos de fada que ilustram com maior profundidade os conteúdos simbólicos em torno dessa temática. Conclui-se que o recurso dos contos de fada contribui para aprimorar e qualificar as intervenções psicológicas com crianças hospitalizadas.
Palabras clave : Contos de Fadas; Intervenção Psicológica; Psicologia Analítica; Criança Hospitalizada; Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas.