SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2FATORES DE NÃO ADESÃO AO TRATAMENTO DO HIV POR PESSOAS TRANSEXUAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICAPERCEPÇÕES DA SEXUALIDADE PARA HOMENS COM DISFUNÇÃO ERÉTIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia Hospitalar

versión On-line ISSN 2175-3547

Resumen

LAITANO, Helen Vargas et al. GERENCIAMENTO DA RAIVA PARA PACIENTES USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS INTERNADOS. Psicol. hosp. (São Paulo) [online]. 2022, vol.20, n.2, pp.41-63.  Epub 14-Jul-2025. ISSN 2175-3547.  https://doi.org/10.5281/zenodo.15547654.

Objetivo:

Traduzir e adaptar a técnica de controle da raiva para usuários de substâncias psicoativas do inglês para o português.

Método:

O delineamento é transversal com método de tradução do inglês para o português e adaptação com fase de estudo experimental e análise qualitativa das respostas dos pacientes em relação a intervenção. A tradução foi realizada por profissionais fluentes em ambos os idiomas. A adaptação da técnica para adequar a realidade dos pacientes e usuários de substâncias psicoativas em internação. A técnica de controle da raiva adaptada, foi aplicada em quatro grupos de pacientes com quatro pacientes em cada grupo, totalizando 16 pacientes.

Resultados:

Foi feita uma análise das divergências quanto a tradução, análise, sociodemográfica e análise qualitativa em que os pacientes descreveram que a abordagem em grupo auxilia no reconhecimento da intensidade de emoções e prevenção de recaída. A técnica de manejo da raiva pode ser utilizada no contexto brasileiro, principalmente com usuários de substâncias psicoativas com as mesmas características.

Palabras llave : Terapia de controle da raiva; treino de controle da raiva; e controle da raiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )