SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1-2A teoria do inconsciente como teoria da memóriaA pesquisa em memória social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

ADES, César  e  BOTELHO, Andrea. Lembranças ligadas ao "eu": equivalência das representações de amigos e inimigos. Psicol. USP [online]. 1993, vol.4, n.1-2, pp.261-276. ISSN 1678-5177.

Greenwald e Banaji (1989) mostraram que palavras comuns ligadas a termos relevantes do ponto de vista da pessoa (como nomes de amigos) são melhor lembradas do que palavras ligadas a termos sem a mesma relevância (como nomes de desconhecidos) e propuseram uma interpretação do efeito em termos de diferenças no processamento cognitivo destes materiais. A fim de testar uma interpretação alternativa, replicou-se o estudo mencionado, usando, além de nomes de amigos e de desconhecidos, nomes de pessoas de quem os sujeitos não gostavam (inimigos). Verificou-se efeitos equivalentes no caso de amigos e inimigos e uma superioridade de ambos sobre os nomes de desconhecidos. O nível afetivo do relacionamento (gostar-não gostar) não afetou a memória. Os resultados reforçam uma hipótese cognitiva da facilitação mnêmica.

Palavras-chave : Memória; Processos cognitivos; Processos Afetivos; Retenção; Eu.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )