SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Maceió é uma cidade mítica: o mito da origem em Nise da SilveiraAutoconcepto, locus de control y orientación al éxito: sus relaciones predictivas en adultos mayores del noreste brasileño índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia USP

versão On-line ISSN 1678-5177

Resumo

PEREIRA, Ivo Studart. A vontade de sentido na obra de Viktor Frankl. Psicol. USP [online]. 2007, vol.18, n.1, pp.125-136. ISSN 1678-5177.

Neste artigo, procurou-se investigar um ponto central na obra do psiquiatra austríaco, criador da Logoterapia, Viktor Frankl: o conceito de "vontade de sentido". Em nosso entendimento, o tema concerne fundamentalmente à visão de homem que alicerça a referida escola psicológica, constituindo uma categoria chave para uma compreensão mais adequada do pensamento do autor. O traçado lógico do artigo busca relacionar essa categoria à explicitação do caráter autotranscendente da existência humana. Por fi m, o texto foi articulado conclusivamente para defender um descentramento do indivíduo em favor do sentido.

Palavras-chave : Frankl, Viltor Emil, 1905-1997; Logoterapia; Psicoterapia.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )