5 2A orientação profissional no contexto da educação e trabalhoSaúde mental e trabalho: intervenções nas relações entre adolescentes trabalhadores e empresa 
Home Page  


Revista Brasileira de Orientação Profissional

 ISSN 1984-7270

ROSIN-PINOLA, Andréa Regina; SILVA, Claudia Pires da    GARBULHO, Norma de Fátima. Implicações psicossociais para o acidentado de trabalho reinserido no mercado de trabalho e desempregado. Rev. bras. orientac. prof []. 2004, 5, 2, pp.53-62. ISSN 1984-7270.

Nos últimos anos, no Brasil, dados do INSS têm revelado elevados índices de acidentes de trabalho. Alguns estudos apresentaram que a pessoa acidentada tem tido dificuldades em retornar ao trabalho e apresenta sentimentos de não-aceitação da deficiência, acrescida do baixo grau de tolerância da sociedade. Assim, hipotetiza-se que o acidentado de trabalho, em virtude de fatores sociais e psicológicos, tende a ter sua identidade transformada, já que a identidade é construída nas relações sociais. Assim, esta pesquisa teve como propósito investigar possíveis condições que interferem na identidade profissional do acidentado de trabalho. Participaram quatro homens: dois empregados e dois desempregados. Os participantes responderam a uma entrevista estruturada, que contemplava questões sobre a trajetória profissional, o acidente, fatores positivos e fatores negativos após o acidente, atividade atual e perspectivas futuras. Foram encontradas diferenças quanto às identidades do reinserido e do desempregado.

: Identidade; Acidentes de trabalho; Implicação psicossocial.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License