SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Significados atribuídos ao trabalho pelos jovens adultos portugueses do ensino superior: modo crise?Escala de Autoeficácia Ocupacional - Versão Breve (EAO - VB): adaptação e evidências de validade de construto da versão brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Resumo

DIAS, Diana  e  SA, Maria José. O estatuto sociocultural familiar como vetor da decisão vocacional: promessas e (des)ilusões da entrada na educação superior. Rev. bras. orientac. prof [online]. 2014, vol.15, n.1, pp.51-64. ISSN 1679-3390.

A família desempenha uma influência incontornável na construção vocacional dos estudantes da educação superior (ES), enquanto instância primeira da sua socialização. Este artigo apresenta uma análise qualitativa de entrevistas realizadas a estudantes, com o objetivo de apreender a relação do estatuto sociocultural da família com a escolha académica, bem como o significado percebido na família da entrada de um dos seus elementos na ES. Optando por uma metodologia de cariz qualitativo, a amostra deste estudo é constituída por 30 estudantes a frequentar a ES há seis meses, numa das universidades portuguesas mais conceituadas. Os resultados demonstram que os estudantes são oriundos, na sua maioria, de classes económicas, culturais e sociais elevadas. Este seria o "caminho lógico", para quem herdaria, na idade adulta, não apenas o capital económico, mas também o capital relacional. Os recursos educativos e económicos das famílias dos estudantes são fatores-chave nos processos de escolha e matrícula na ES.

Palavras-chave : educação superior; mobilidade social; estudantes universitários; família de origem; escolha profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons