SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número26DESAFIO DO ENSINO E DAS COMPETÊNCIAS EM SAÚDE NO MODELO PSICOSSOCIAL NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGASDO DESENCADEAMENTO PSICÓTICO À RETOMADA DO LAÇO SOCIAL: A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (RAPS) COMO DISPOSITIVO ESTRATÉGICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Resumo

CHAVES, Arlane Silva Carvalho; JESUS, Layane Mota de Souza de; ROSA, Carlos Mendes  e  GARCIA, Leandro Guimarães. RECORTE TEMPORAL DOS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (RAPS) NO BRASIL: REVISÃO SISTEMÁTICA. Mental [online]. 2022, vol.14, n.26, pp.1-19.  Epub 23-Set-2024. ISSN 1679-4427.  https://doi.org/10.5935/1679-4427.v14n26.0003.

A RAPS integra um dos eixos prioritários da Rede de Atenção à Saúde no Brasil. Objetiva-se apontar um panorama referente aos desafios para implementação da RAPS no Brasil. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura por meio de buscas nas bases: Google Acadêmico, Scielo, BDENF, Portal da CAPES, Medline e Lilacs, utilizando-se a associação “Rede de Atenção Psicossocial” e “desafios”. Os desafios foram: articulação da rede/efetivação do apoio matricial; recursos materiais e humanos; gestão; assistência tradicional/manicomial e outros. Conclui-se que é primordial que as práticas assistenciais em saúde mental sejam revistas, que profissionais e poder público busquem integrar suas ações e que familiares possam também compor e se reconhecerem como parte importante para o processo do cuidado.

Palavras-chave : Desafios; Implementação; Rede de Atenção Psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )