SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A vincularidade enquanto malha e seu esgarçamento ante o lutoPráticas sociais e significados do envelhecimento para mulheres idosas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

MAINETTI, Ana Carolina  e  WANDERBROOCKE, Ana Claudia Nunes de Souza. Avós que assumem a criação de netos. Pensando fam. [online]. 2013, vol.17, n.1, pp.87-98. ISSN 1679-494X.

Este artigo trata de um fenômeno cada vez mais frequente nas famílias da atualidade: avós que assumem a criação de netos. Baseado em entrevistas qualitativas este trabalho teve como objetivo investigar as implicações da criação de netos pelas avós, uma vez que o ciclo de vida familiar tradicional não prevê que mulheres tenham que assumir a criação de uma criança na fase tardia. O presente estudo levantou dados que mostram as mudanças enfrentadas pelas avós que vieram a substituir pais falecidos, despreparados por serem adolescentes ou adultos imaturos, negligentes, desconhecidos, dependentes químicos, abusadores, portadores de deficiências físicas e/ou de transtornos mentais. Para as participantes o papel de mãe destes netos sobrepõe-se ao papel de avó e os dados demonstram que ainda prevalece na sociedade a ideia de que uma mulher é quem deve preferencialmente assumir a criação das crianças.

Palavras-chave : Família; Relacionamento intergeracional; Avó.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )