SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Paternidade: O Ponto de Vista de Profissionais Que Atuam em Varas de Família índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Compartir


Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

CEBERIO, Marcelo Rodriguez. O duplo vínculo na violência filho parental: entre o ardil relacional com os filhos e o ardil social. Pensando fam. [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.03-28. ISSN 1679-494X.

Violência filho parental é um tipo complexo de violência que ultrapassa a tipologia tradicional da violência como violência de gênero e violência parental emrelaçãoaofilho. Nós denominamos como umfenômeno altamente complexo, pois altera a lógica racional da violência: a dinâmicaclássica destaca umsujeito que se achahierarquicamenteemumaposição relacional acima, por exemplo, um marido ou esposa, ou o paiou a mãe. Mas, neste caso, esta posiçãoacima destaca os filhos sobre os pais. E não é o caso de doispaisidososimpotentes e um adolescente poderoso. Nãosãopoucos os casos, como o apresentadoneste artigo, que são "adolescentes ou púberes" de aparência inocente e indefesa, que incentivam que a característica relacional seja do tipo de duplo vínculo. Desde que altera a lógica racional, a justiça e o ambiente familiar protegemaosagressores e toma por vitimáriosàsvítimas, criando um ardil relacional que pode envolver a psicoterapia.

Palabras llave : duplo vínculo; violência filho parental; agressão; ardil; família.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons