Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Pensando familias
versão impressa ISSN 1679-494X
Resumo
TESSARO, Débora e SCHMIDT, Beatriz. Escolha profissional: teoria e intervenções sistêmicas voltadas ao adolescente e à família. Pensando fam. [online]. 2017, vol.21, n.1, pp.92-104. ISSN 1679-494X.
O objetivo desse estudo foi caracterizar o processo de escolha profissional na adolescência e discutir intervenções psicológicas pautadas na teoria sistêmica junto a adolescentes e famílias, por meio de revisão não sistemática da literatura. Constatou-se que as práticas sistêmicas permitem a compreensão e a ressignificação de aspectos do desenvolvimento pessoal e familiar, na perspectiva de maior prontidão à escolha, o que se associa à qualidade de vida presente e futura. Isso porque a orientação adequada no processo de escolha profissional se relaciona à promoção de bem-estar, à prevenção de problemas de comportamento e à redução do estresse no adolescente, bem como a resultados mais favoráveis ao desenvolvimento na adultez. Salienta-se a importância de se promover e qualificar a prática profissional e a pesquisa sobre o processo de escolha profissional na adolescência, do ponto de vista da teoria e das intervenções sistêmicas, o que parece pouco explorado na literatura científica nacional.
Palavras-chave : Família; Teoria sistêmica; Escolha profissional; Orientação profissional; Adolescent; Family; Systems theory; Career choice; Career guidance.