SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Violência doméstica e rompimento conjugal: repercussões do litígio na famíliaO envolvimento do adolescente em semiliberdade com o ato infracional sob a perspectiva ecológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

CARDOSO, Bruno Luiz Avelino  e  NEUFELD, Carmem Beatriz. Conceitualização cognitiva para casais: um modelo didático para formulação de casos em terapia conjugal. Pensando fam. [online]. 2018, vol.22, n.2, pp.172-186. ISSN 1679-494X.

A Terapia Cognitivo-Comportamental utiliza de uma formulação de caso específica (Conceitualização Cognitiva). Esse método de avaliação permite, a partir de um modelo baseado em evidências, compreender o funcionamento do indivíduo sob termos cognitivo-comportamentais. Atualmente, o diagrama de Conceitualização Cognitiva ainda avalia sujeitos individualmente sem um modelo específico para a relação conjugal. Todavia, ao se trabalhar com o casal, é fundamental verificar como a díade interage e como os conflitos são instalados nesta interação formulando um modo de processamento cognitivo do casal. Este estudo teórico teve como objetivo fornecer um modelo de Conceitualização Cognitiva para Casais e dar suporte a terapeutas e clientes sobre a compreensão dos conflitos e estratégias que são utilizados para resolução de problemas na conjugalidade. Para isso, explanou, de modo didático, a descrição de cada elemento do modelo e ilustrou o processo de conceitualização com um caso clínico fictício.

Palavras-chave : Terapia cognitivo-comportamental; Casais; Conceitualização cognitiva; Formulação de casos; Caso clínico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons