SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1O desafio da drogadiçãoUma Introdução aos Grupos Operativos: Teoria e Técnica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Resumo

SILVA, Laís Santin; SOUZA, Laura Vilela e  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Questões contemporâneas (e não contemporâneas) sobre a prática clínica. Vínculo [online]. 2012, vol.9, n.1, pp.34-46. ISSN 1806-2490.

As recentes transformações econômicas, sociais e culturais têm exigido da Psicanálise não apenas um posicionamento, mas também uma reflexão por parte de seus profissionais acerca de seu método e sua prática contemporânea. Sendo assim, este estudo buscou compreender os significados construídos sobre a prática clínica na visão de cinco analistas de orientação psicanalítica e psicanalistas. Por meio de entrevistas semiestruturadas com esses profissionais, elegeram-se como eixos principais o contrato, analisibilidade e indicação, transferência, contratransferência, faltas, atrasos, número de sessões, uso do divã, setting e término da análise, ou seja, questões que atravessam a própria constituição dos saberes da área. De um modo geral, as falas das participantes revelaram uma certa flexibilização da prática clínica, com a adoção de posicionamentos mais dinâmicos e reflexivos, tanto em função do contexto quanto do desenvolvimento da ciência psicológica. Ainda assim, questões clássicas como a neutralidade do analista parecem ser perseguidas no fazer cotidiano, por mais que se questione a exequibilidade do conceito na prática atual.

Palavras-chave : Profissional de Psicologia; Psicoterapia; Analista; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )