SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1The (in)sustainable lightness of affective ties: investigating sexuality inwomen facing the treatment of breast cancerAnthropophagi and sustainability: bonds in women with substance abusedisorders? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Abstract

FERNANDES, Waldemar José. Patologia da medicina atual - DSM, CID e outros "rótulos"... Mas, não atendemos pessoas?. Vínculo [online]. 2013, vol.10, n.1, pp.09-13. ISSN 1806-2490.

O rumo que a medicina vem tomando é desanimador, havendo maior interesse por doenças do que pela pessoa doente. Ninguém mais é normal, carregando síndromes e transtornos a cada passo. Cada pessoa tem sua diversidade, o mesmo ocorrendo com seus órgãos, fisiopatologia e com suas peculiaridades, seja quando se vincula com os demais, seja no vínculo consigo mesmo, afetando e sendo afetado pelo contexto. A doença não é algo que vem de fora e se superpõe ao homem, é um modo peculiar de a pessoa se expressar em circunstâncias adversas. Recomenda-se uma visão psicossomática, que contemple a pessoa, seu mundo e os sintomas de apresentação, que cada um traz qual um cartão de visitas. Propõe-se uma psiquiatria dinâmica, que inclua o conflito inconsciente e as relações internas e externas, numa compreensão vincular, não só dos sintomas, mas também dos motivos de ter vindo em busca de ajuda, já que a medicina é, de fato, uma ciência humana. É sugerida uma abordagem integrada da pessoa doente, apontando as estreitas relações entre o biológico, o contexto sócio-familiar-profissional e o psicológico.

Keywords : patologia da medicina; psiquiatria dinâmica; medicina da pessoa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )