Servicios Personalizados
Articulo
Indicadores
Compartir
Vínculo
versión impresa ISSN 1806-2490
Resumen
EMIDIO, Thassia Souza; OKAMOTO, Mary Yoko; MAIA, Bruna Bortolozzi y RODRIGUES, Raissa Pinto. Idealização da maternidade e herança psíquica: reflexões no contemporáneo. Vínculo [online]. 2023, vol.20, n.1, pp.3-15. Epub 20-Sep-2024. ISSN 1806-2490. https://doi.org/10.32467/issn.1982-1492v20n1a2.
Considerando as transformações na maternidade ao longo da história e a atual crise identitária na relação da mulher com a maternidade, ou seja, o conflito entre os ideais de maternidade relacionados à figura da mulher/mãe e as demandas contemporâneas de realização individual no trabalho, realizou-se este estudo transversal, exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, cujo objetivo consistia em descrever e analisar, a partir da psicanálise de casal e família, a experiência de mães que abandonaram da carreira profissional para a dedicação exclusiva à maternidade. Foram entrevistadas oito mulheres de classe média, entre 30 e 50 anos, que eram mães e abandonaram suas carreiras profissionais para se dedicarem à maternidade. As entrevistas que compuseram os resultados foram transcritas e as análises de conteúdo temática apontaram as múltiplas exigências, tanto sociais, quanto relacionadas à herança psíquica, que trazem implicações para a construção identitária dessas mulheres. Concluímos que um processo de elaboração dessa herança exige uma rede vincular de apoio e pressupõe a desidealização da maternidade, entendendo-a como plural, tanto no sentido de ser múltipla e diversa, quanto no sentido de ser uma construção vincular.
Palabras llave : Relações Mãe-Filho; Papel de Gênero; Relações Familiares; Psicanálise; feminino; vínculo; parentalidade.












