SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Jovens de classes médias infratores e a questão da autoridadeElementos para uma psicologia no pensamento de Søren Kierkegaard índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MOREIRA, Virginia; BLOC, Lucas  e  ROCHA, Marcio. Significados da finitude no mundo vivido de pessoas com HIV/AIDS: um estudo fenomenológico. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp.554-571. ISSN 1808-4281.

Este estudo trabalha um dos temas emergentes relativos à pesquisa longitudinal fenomenológica, o qual diz respeito ao estigma na doença mental em portadores do  HIV/AIDS: a morte. Pretende-se compreender os significados da morte e da finitude e sua repercussão no mundo vivido de pessoas com HIV/AIDS. Foi utilizado o método fenomenológico mundano e reanalisadas 50 entrevistas com pacientes portadores de HIV/AIDS na referida pesquisa. Os resultados revelam que o momento da descoberta da doença, a iminência de sintomas e suas consequências, são os momentos descritos onde significados relativos à morte estão mais presentes. Significados da finitude repercutem no mundo vivido dos entrevistados e a possibilidade iminente da morte configura-se como fator de sofrimento e agravamento da doença.

Palavras-chave : Morte; HIV/AIDS; Método fenomenológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )