SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Project "Conta, Manas": Experience Report with Women-Books in Northern BrazilTransition to Higher Education: A Systematic Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

PINHEIRO, Rafaele de Araújo  and  COELHO-LIMA, Fellipe. O Sujeito Teletrabalhador e a Racionalidade Neoliberal. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2024, vol.24, e78981.  Epub Dec 02, 2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2024.78981.

O estudo do teletrabalho tem se ampliado nos diversos campos do saber, motivado, em grande parte, pela expansão da atividade ao redor do globo, sobretudo após a pandemia da COVID-19. Ao identificarmos na literatura sobre o tema a predominância de prescrições às adaptações da modalidade e o enfoque em suas vantagens e desvantagens, sugerimos a ampliação da abordagem ao fenômeno do teletrabalho para além desses aspectos. Este ensaio argumentou que o teletrabalho se expande no contexto do neoliberalismo e que as práticas e discursos que o legitimam correspondem à emergência de um sujeito neoliberal. Teve por objetivo discutir as evidências das práticas e discursos neoliberais nos achados empíricos dos estudos acerca do teletrabalho e resgatou momentos específicos da relação entre modos de produção no trabalho capitalista e suas elaborações subjetivas correspondentes por parte dos trabalhadores. Por fim, sugere-se que a compreensão apropriada do teletrabalho considere as determinações contextuais, históricas e culturais nas quais o fenômeno se insere.

Keywords : teletrabalho; sujeito neoliberal; psicologia do trabalho..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )