SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Uso de Álcool e Outras Drogas Narrados por Homens Trans“Antes que a Bala Perdida me Ache”: Saúde Mental da População Negra e Violência Policial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SANTOS, Gisele Castanheira dos  e  MANSANO, Sonia Regina Vargas. Mulheres Invisibilizadas: A Experiência Afetiva de Entrega de um Filho para Adoção. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2024, vol.24, e78066.  Epub 21-Fev-2025. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2024.78066.

A entrega de um filho para adoção passou a ser mediada pelo Poder Judiciário a partir da Lei 12.010 de 2009, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente. O objetivo desta pesquisa foi analisar essa experiência sob a perspectiva das mulheres. Foi escolhida a metodologia qualitativa, valendo-se da história oral, com depoimentos acessados por entrevistas semiestruturadas e análise documental. Participaram da pesquisa quatro mulheres que entregaram os filhos para adoção na Vara da Infância e da Juventude em uma comarca do interior do Paraná. Os dados foram analisados a partir de três eixos: 1) a instituição maternidade; 2) os controles que marcam a experiência; e 3) os desdobramentos afetivos da invisibilidade das mulheres. Como resultado, foi possível compreender que os afetos vivenciados pelas participantes nessa experiência são múltiplos: arrependimento, sofrimento e autocensura, mas também inclinações potencializadoras como alegria, cuidado e expectativa pelo futuro reencontro com o filho. Concluiu-se que sustentar a diversidade de afetos manifestos nessa delicada experiência requer a formação de profissionais atentos e sensíveis à diversidade humana.

Palavras-chave : adoção; mulheres; infância; direitos..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )