SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2The influence of family-of-origin in schemas domains author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

COGINOTTI, Izabel Nilsa Brocco  and  REIS, Aline Henriques. Transtorno de escoriação (Skin Picking): revisão de literatura. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2016, vol.12, n.2, pp.64-72. ISSN 1808-5687.  https://doi.org/10.5935/1808-5687.20160012.

O transtorno de escoriação é caracterizado pelo comportamento de beliscar, espremer ou morder de forma recorrente a própria pele, produzindo lesões que causam sofrimento e prejuízos em áreas importantes da vida. O objetivo do presente artigo é realizar uma revisão não sistemática de literatura, a partir de um levantamento da prevalência, incidência, fatores relacionados ao transtorno, escalas utilizadas para avaliação e de intervenções empiricamente validadas para o transtorno de escoriação (skin picking), considerando o destaque recebido a partir da incorporação do diagnóstico ao DSM-5 e da carência de literatura nacional na área. De acordo com o levantamento teórico realizado, a literatura destaca que 1,4% da população adulta apresenta o transtorno e que este vem comumente associado ao transtorno obsessivo compulsivo, tricotilomania e transtorno depressivo maior. Dentre os fatores relacionados ao desenvolvimento e manutenção da referida psicopatologia podem ser citadas condições dermatológicas como a acne, fatores de personalidade, conflitos emocionais na história de vida e comorbidades psiquiátricas. O tratamento envolve medicamentos:antidepressivos e antipsicóticos e psicoterapia: técnicas cognitivas e comportamentais.

Keywords : Transtorno de Escoriação; Comportamento Autolesivo; Terapia Cognitivo-Comportamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License