Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Terapias Cognitivas
versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746
Resumo
SQUEFI, Mariana e ANDRETTA, Ilana. Esquemas iniciais desadaptativos e habilidades sociais educativas: pais e mães. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2016, vol.12, n.2, pp.83-90. ISSN 1808-5687. https://doi.org/10.5935/1808-5687.20160014.
Esquemas de interpretação parentais e habilidades no processo de educação dos filhos são fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças. O presente estudo objetiva identificar se os Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) e as Habilidades Sociais Educativas Parentais (HSE-P) diferem entre pai e mãe. Trata-se de um estudo transversal comparativo, do qual participaram 154 pais (46 pais e 108 mães), incluídos por terem ao menos um(a) filho(a) com idade entre sete e 11 anos. Os pais responderam um questionário de dados sociodemográficos, o Inventário dos Esquemas de Jeffrey Young (YQS-S3) e o Inventário de Habilidades Sociais Educativas - Pais (IHSE-Pais). Os resultados apontam que as mães apresentaram maiores escores nos EIDs de dependência/incompetência, emaranhamento, fracasso e autossacrifício e também se apresentaram mais habilidosas que os pais no fator total das HSE-P, em estabelecer limites e na comunicação com seus filhos. Embora as mães tenham se apresentado mais habilidosas em práticas educativas, os esquemas identificados interferem em interpretações distorcidas sobre fatos, o que na maternidade pode influenciar nas habilidades das mães em educar e estimular os filhos. Acredita-se que os resultados auxiliem pesquisadores e clínicos com medidas preventivas e maior aprofundamento sobre a diferença de interpretação e práticas educativas entre pai e mãe.
Palavras-chave : Esquemas Iniciais Desadaptativos; Habilidades Sociais Educativas Parentais; Diferenças entre Pais e Mães.